Espaços para trabalho remoto em empreendimentos imobiliários: uma tendência que veio para ficar.

Investir em um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida das pessoas. Seja a compra do primeiro apartamento ou a vontade de adquirir um novo, diversos fatores influenciam essa escolha. Mas quais são as etapas mais importantes antes de bater o martelo?

Localização

A localização é sempre um dos aspectos mais críticos na compra de um imóvel. Conforme uma pesquisa da Zillow (empresa americana do mercado imobiliário), 82% dos compradores consideram a localização como o aspecto mais importante. A proximidade de serviços essenciais como: escolas, hospitais, comércio e transporte público, além de facilitar a vida cotidiana, também aumenta o potencial de valorização do imóvel, que deve estar alinhado com o estilo de vida do comprador. Se ele gosta de entretenimento e vida noturna, morar perto de áreas movimentadas pode ser um atrativo. Se preferir tranquilidade, um bairro mais residencial pode ser a escolha ideal. Além disso, a segurança do bairro também é um fator primordial na escolha dos compradores.

Tamanho e Layout

A configuração e o tamanho do imóvel são essenciais para atender às necessidades dos compradores. Plantas inteligentes e adaptáveis, localizadas em pontos estratégicos, são a bola da vez no setor. Famílias maiores podem optar por apartamentos de dois ou mais quartos que oferecem espaço e privacidade, enquanto solteiros e casais sem filhos encontram em studios e apartamentos de um quarto, soluções compactas e práticas. Para ambos os casos, há uma tendência cada vez maior em buscar condomínios que oferecem boas opções em lazer e produtividade.

Infraestrutura e Serviços

As comodidades oferecidas pelo empreendimento podem ser decisivas na compra de um imóvel. Os compradores valorizam áreas comuns bem equipadas, como piscinas, academias, minimercados, salões de festas e segurança 24 horas. Essas áreas proporcionam economia e praticidade para os moradores, além de incentivarem a adoção de hábitos saudáveis, como atividades físicas e wellness. Outro fator importante é a consolidação do home office como uma prática comum. Empreendimentos imobiliários que incorporam espaços dedicados ao trabalho remoto têm se destacado entre os compradores.

Sustentabilidade

A crescente preocupação com o meio ambiente está influenciando as decisões de compra. Segundo a McGraw-Hill Construction, imóveis que oferecem soluções sustentáveis, como energia solar, reaproveitamento de água da chuva e materiais eco-friendly, estão se tornando cada vez mais populares. Inclusive, compradores estariam até mesmo dispostos a pagar um pouco mais por imóveis que contribuem para a sustentabilidade, de acordo com a mesma pesquisa.

Preço e Condições de Pagamento

As condições de pagamento são um fator crucial na decisão de compra. De acordo com a National Association of Realtors – NAR, 76% dos compradores consideram as taxas de juros e os prazos de pagamento como fatores decisivos. Facilidades de crédito e programas de financiamento acessíveis podem tornar a compra de um imóvel mais viável.

Reputação do Construtor

A reputação do construtor ou incorporadora é essencial e traz um enorme peso na decisão dos compradores, principalmente para imóveis comprados na planta. Empresas com um histórico de qualidade e entrega no prazo passam mais confiança e segurança aos clientes. No Brasil, empresas que se destacam no mercado, acumulando prêmios e reconhecimento por suas boas práticas e satisfação do cliente tendem a ser recebidas com mais confiança pelos compradores.

Estilo de Vida

O estilo de vida é outro fator que influencia significativamente a escolha do imóvel, com 55% dos compradores procurando um lar que complemente suas atividades e hobbies. A compra de um imóvel envolve muitas variáveis e cada comprador tem suas prioridades. Entender os pontos decisivos na compra ajuda a fazer uma escolha assertiva e que traga satisfação a longo prazo. Com o mercado imobiliário brasileiro em constante evolução, é preciso estar atento para oferecer imóveis cada vez mais adaptados às expectativas e necessidades do consumidor.

Posts Recentes:

Compartilhe nas redes: